KUNS - VERTENTE DE UMA RAÇA - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

21.11.2019

| Por

 

Na noite do dia 20 de novembro de 2019, dia nacional da Consciência Negra, aconteceu o evento KUNS – Vertentes de uma raça, onde tive o prazer de participar da organização, do workshop de turbantes e também fiquei responsável por fazer as amarrações das roupas das modelos do primeiro desfile, além da pintura facial.

 

O evento foi organizado pelos alunos do 7º período de publicidade e propaganda, da Faculdade Promove, Bruno Soares, Daniel Lopes, Dalila Veloso e Jucélia Scarpone. O intuito do evento é mostrar e falar sobre a cultura negra e trazer visibilidade para vertentes de uma cultura, muitas vezes escondida ou esquecida.

 

 

 

KUNS quer dizer arte na língua africâner, dialeto africano.

 

Além dos desfiles que enalteceram a vestias e estilo negro africano, tiveram apresentações de hip hop, beatbox, workshop e samba.

 

O Hip Hop ficou responsável pelo o grupo de dança UBDI – Conexões Urbanas. O grupo existe desde 2017 e é formado por mulheres. Intituladas como Crew feminina de Danças Urbanas, as meninas ( Nathália martins, Priscila Mendes, Mariana Alves, Ana Gabriella Chaves, Larissa Morais, Pamella Luize, Iza Melo e Agda Ramos) fazem apresentações de hip hop dando um show de empoderamento e representatividade negra e feminina. No KUNS não foi diferente, a UBDI levantou a galera e atraiu todos os olhares, além de fazer todo mundo querer dançar.

 

 

 

 

O beatbox foi apresentado por Luiz Capone, conhecido como Capone Beatbox. Recetemente, Capone recebeu uma homenagem de honra ao mérito, através da Câmara Municipal de Belo Horizonte, por sua contribuição social relevante para o fortalecimento do Hip Hop. Isso porque Capone, faz seu beatbox com militância e seu trabalho pôde ser apreciado e sentido em sua apresentação no evento KUNS, acompanhado de Thainara Todd, que sem a menor dúvida, rendeu ao beatboxer novos fãs.

 

 

 

Um dos grupos que desfilaram foi o Black Fashion. O grupo foi criado por Tarcília Monteiro para enaltecer a beleza negra e no KUNS percebemos que isso tem sido feito com louvor. O Black Fashion Kids é uma extensão do projeto para enaltecer e valorizar a criança negra. Além do desfile, o Black Fashion fez uma apresentação de samba que deixou todo mundo de queixo caído.

 

 

 

Quem tinha curiosidades e considerava amarrações de turbantes uma coisa difícil, conseguiu ver ao vivo, que as amarrações além de lindas são simples e entenderam que os turbantes não são apenas adereços, mas, inclusive, detalhes da história negra africana.

 

 

 

 

No primeiro desfile, estiveram na passarela: Mariana Fortunato malta, Isadora Brito da Silva Iria, Everton Lúcio Pereira, Ellen Luiza de Lima, Estefânia Santiago Ferreira, Angel Jackson Santos, Nayara Nascimento Costa, Ana Carolina Malta Nonato, Viviane Andrade Oliveira, Ludmila Cassia dos Santos Malaquias, Haldo Honorato da Silva, Dayane Carvalho, Sandra Vanessa da Silva Gomes e Ana Clara Da Silva Gomes.

 

Com Black Fashion esteve na passarela: Tarcy Monteiro, Thainá, Gabriela, Mirian, Selma, Ana Paula, Karen, Carla, Sarah, Letícia, Flavia, Max, Matheus, Tiago, Walasse, Daniela, Ismênia, Regiane, Maria Eduarda, Damares, Débora, Yasmin, Julia, Jhonatan, Thainá e Ruan.

 

Marcas colaboradoras: Visual Tecidos,  Amostra Comunicação, Nega Lora

 

 

 

 

 Fotos: Iza Guimarães

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

3.jpg
Please reload